quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Evolução da Enfermagem e suas Conquistas.

Parabéns às nossas Conquistas e Evoluções!!
A Enfermagem Brasileira cresceu em todos os sentidos, ganhou espaço, mercado, autonomia, valorização profissional e respeito da população e das autoridades. Abriram concursos, vagas e surgiram novos campos de trabalho para o profissional de enfermagem, que passou a ser reconhecido como integrante essencial na equipe de saúde. Deixou o papel de elemento de suporte para ter uma participação de destaque na recuperação do paciente e na assistência em geral, assumindo uma posição fundamental na saúde preventiva, principalmente nos programas de saúde.
O Programa de Saúde da Família, a Consulta de Enfermagem, a Prescrição de Medicamentos e o Parto feitos pelo Enfermeiro são algumas das principais conquistas alcançadas depois de muitas batalhas travadas pelo Sistema COFEN/CORENS, através de ações judiciais que somam inúmeras vitórias para a enfermagem. Depois de três décadas de trabalho, o Sistema COFEN/CORENS e a classe de enfermagem podem comemorar:
- A primeira Casa de Parto atendida somente por profissionais de enfermagem.
- O reconhecimento da Consulta de Enfermagem por portaria do Ministério da Saúde, por prefeituras, pelos governos dos estados e pela justiça, onde várias ações em defesa do exercício da consulta de enfermagem, previsto na legislação da classe, foram vitoriosas.
O direito de exercer a acupuntura e o reconhecimento da atividade como uma das especialidades da enfermagem
A primeira biblioteca virtual de enfermagem, onde o estudante ou profissional pode pedir a sua pesquisa por e-mail, através do site:
http://www.portalcofen.gov.br/
Por terem hoje, o maior congresso da América Latina, na área de saúde (Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, CBCENF), que já reuniu mais de 10 mil pessoas, realizado cada ano em um estado do Brasil
O primeiro museu com a história da enfermagem brasileira, partindo de Ana Néri até os tempos atuais, com inauguração prevista para outubro de 2005.
A coleção Anjos de Branco, criada através de um convênio entre o COFEN e a Academia Brasileira de Letras, composta por obras de grandes nomes da literatura brasileira, que se comprometeram de escrever romances onde o personagem principal seja um profissional de enfermagem.
Essas foram algumas conquistas, mas ainda tem mais e com certeza outras virão...

2 comentários:

Many Dreams... disse...

Oooooi Taty to aki na UCB mais nao pude deixar de dá um olhadinha no seu blog....Tah show viiiiu!!!!!!Gosteeeei da postagem de Baixo sobre Beijoooos!

Beijos e Mais Beijos !!!!!!!!!!Otimo dia pra vc!

Lê cataldi :) disse...

Amei o blog ! Sou estudante da UFF e ele me ajudou muito no meu seminário! Espero poder contar com a ajuda mais vezes! Sucesso! bj